
Ainda estou tentando entender sobre aqueles avisos que assisti na TV sobre o clima daqui. Os nossos representantes disseram para não dar muita relevância a esses dados insignificantes que não mudaria em nada, não pelo menos nas próximas décadas. Apesar de ser uma pessoa que não se preocupa com dados na TV, por acreditar que dados são manipuláveis e fogem da realidade, senti que eles estão escondendo algo da população, não quiseram transparecer ao público para não gerar um surto coletivo. Nos anos anteriores fizeram as mesmas coisas, divulgaram dados semelhantes e nada aconteceu, será que estou me preocupando atoa?
Na verdade, nunca dei importância sobre essas coisas de clima, temperatura, só lembrava que estudei na escola sobre esses assuntos, para poder identificar elementos da natureza nas proximidades. Tenho uma leve sensação que nos últimos 05 anos a temperatura aumento rapidamente, mas poder apenas uma sensação térmica e que não ignifica nada a princípio. Aproveitei que naquela época estava na escola e tinham muitas dúvidas sobre tudo, me considero um curioso e gosto de aprender. Aproveitei esse momento de reflexão e indagai aos professores se existia algo errado com a natureza, eles me prontamente responderam: sempre há algo de errado que precisamos pesquisar para entender. Quando os marcianos interferem na natureza causa um certo desequilíbrio, pois a natureza não foi feita para interferência humana, ele nasceu e deveria esta da mesma forma primitiva. Mas, devido ao crescimento da econômica, urbanização e produção industrial deixam um legado de sobrecarregada em nossa natureza, e por consequência mudou toda a dinâmica do meio ambiente.
E com isso surgem mudança e sensações que você está sentindo agora. Quero dizer, se houver extração de madeira, poluição dos rios, do ar, derrubada de florestas, queimadas hoje, não quer dizer que veremos algo errado de imediato, quero que entenda que os prejuízos são acumulativos. Você pode fazer uma analogia do vaso ao tentar enchê-lo até não caber mais. Faça a experiência em derramar um copo de água de 100 ml para um vaso de 5 litros, vai demorar precisará de um certo tempo para completar toda a tarefa, mas em algum momento você conseguirá enchê-lo, quando completar 100% da capacidade do vaso isso resultará no surgimento dos problemas que você me questionou, quando completar não se pode fazer nada, da mesma forma que demorou para encher, demora-se para secar. Por isso que assistimos esses desiquilíbrios por 05, a 10 anos. E a cada tempo que se passa mais problemas podem aparecer, é tudo uma questão de completar ou deixá-lo vazio.
O que há de errado nisso? os dados podem ser falsos e estar escondendo algo, sim, mas a ideia não é causar uma loucura coletiva na população, mas vejo, por outro lado, não querer desagradar outras pessoas que precisam que a natureza esteja sempre bem, verdade ou não, deve sempre manter a natureza perfeita para o comércio econômico. Lembra daquela aula sobre sustentabilidade que se tornou moda em todo mundo? Tornou algo útil para o comércio mundial. Deveria ser um motivador para que todos pudessem se tornar autossustentáveis e não agredir tanto a natureza, mas se apropriaram para fortalecer marcar poderosas que não se importam em realmente destruir o planeta. O lema do mundo hoje é compre meu produto ele é sustentável e todos irão sentir a necessidade em ajudar o meio ambiente por que a população queira ou não “se preocupa” com o planeta, não estão querendo perder a oportunidade de contribuir, dessa forma a marca se apropria. Na verdade, se torna um marketing universal. Toda aquela historinha tornar a população consciente é insignificante.
o que vimos nas mídias são apenas uma forma de divulgar atos corriqueiros quando há queimadas, deslizamento de terra, enchentes, tsunamis, erupção, etc. No dia seguinte não se fala mais neste assunto, já acabou, esquecer. Por isso que acredito que não estão preocupados com nada, se há possibilidade de extrair, faço o tanto que quiser, fazer o que quero, me preocupar com quê? é verdade professor, quanto foi que ouvimos ou assistimos sobre o derretimento das geleiras, aumento de temperatura depois que foi divulgado? o que vimos é compre bronzeador, compre água, compre roupa sustentável com uma marca estampada caríssima. Já percebeu que esses tipos de produtos são bem caros? por que, não é?
Ontem mesmo estava navegando num site de busca e encontre algumas imagens da mesma região que estava visualizando e aproveitei fiz um comparativo entre elas, pois se se tratava de regiões polares. A primeira imagem do ano de 7080 passagem solar e a outra de 8220 sois. E as duas regiões diferem, a primeira apresentava uma cobertura gélida em praticamente 90% do território, apesar de não ter u raio que ultrapassa 2 km, mas há mudanças e são significativas, A segunda imagem dá para enxergar uma área de 1,7 km de terra que parece que retiraram todo o gelo daquele lugar, pouca área apresentava matéria branca. Me questionei será que realmente os mesmos lugares? depois de muito tempo cheguei à conclusão que sim, entre em choque. Queria entender o que causou toda essa mudança? não há registro de ocupação marciana naqueles lugares e nem exploração industrial. o que realmente aconteceu?
Agora professor, entendi o que queria dizer sobre o acúmulo negativo que nós marcianos fazemos no dia. As consequências podem ocorrer lentamente, mas a destruição causa perda significativa, não há como mudar esse lugar, colocar uma nova cobertura gélida, não será possível, acabou. O que causa maior preocupação é pensar que se ocorreu nestas áreas, imagina em região de ocupação marciana, os prejuízos são bem maiores. Então a minha intuição em perceber que realmente está mais quente não é errada, de fato está aumentando a temperatura. E o que esperar nos próximos anos? será que vão aguardar destruir Marte e ninguém irá fazer nada?