
Nada mudou desde que comecei a viver neste lugar que lembra a minha casa, e os lugares que frequentava quando era criança. Parece um filme com muitas repetições. O que é esse lugar, na verdade, não consigo explicar.
Bom, vou tentar chegar em algum lugar, mas a esperança a cada dia está se esgotando. Logo à frente, há algumas pessoas reunidas, parece que estão celebrando.
Ao me aproximar, vejo que há muitas pessoas conversando baixo, com a luz baixa, sem muita intensidade. Parece que estão lamentando. Há pessoas sentadas em cadeiras, outras estão reunidas no meio da sala, mas não entendo o que está acontecendo. Nem consigo explicar direito. Vejo pessoas reunidas e a maioria que conheço dos últimos anos.
Cheguei nesse local, mas ninguém notou a minha presença. Parece que ninguém conseguia me ver, nem ouvir, mas vejo todos e escuto todos nitidamente.
Lembrou um pouco daquele dia, estranho que tudo ficou escuro de repente, e fui trancado. Parece que a minha existência tinha acabado, e um intenso frio tomava conta do meu corpo. Era um lugar escuro, não ouvia nada e tudo era esquisito.
E como se fosse um programa de TV que acaba e pronto, ficamos com a sensação de estarmos isolados do mundo. O frio cortante, estamos sozinhos. Depois que o programa acaba, não se dá continuidade? E cadê aquelas pessoas com quem costumavamos conversar, brincar e amar? Elas somem e tudo fica invisível, introspectivo.
Parece que nesse dia sabemos e descobrimos os reais sentimentos das pessoas. Não conseguem mentir ou enganar, quando o mundo fica escuro e passamos a viver isolados de vocês. Sentimos o real pensamento, o que nunca foi demonstrado.
Ao olhar para as pessoas que estão reunidas aqui, ao chegar próximo, um pensamento ressoa em mim e sei o que estão sentindo. Nossa, que tristeza profunda! Você costumava ser tão feliz e alegre, e sempre se divertia quando estava próximo a mim. E por que agora está assim?
Estou aqui, próximo a você, mas mesmo assim você ignora e está melancólico. Parece que seu mundo caiu, sinto um desespero, parece que vai perder o controle. É algo que você não demonstra publicamente, está com aparência serena, mas ressoa um sofrimento intenso. Mas por quê? O que aconteceu?
A gente brigava muitas vezes, pensava que me detestava, mas toda vez que te chamava, você estava lá, não importava o que acontecesse. Então não me odiava de verdade. Queria te ouvir enquanto estávamos juntos, esses sentimentos verdadeiros que está sentindo agora. Por que nunca me disse isso? Escondeu de mim por tanto tempo? E nunca desconfiava que você era assim, e guardava esse sentimento por todos esses anos que me conhecia.
Essa barreira invisível impede que eu possa falar com você. Não sei por quanto tempo poderei lembrar de você e do que já fizemos juntos.
Olho para todos que estão neste lugar e vejo o sentimento real das pessoas. Nossa, tem muita gente, pessoas que nunca vi e nunca tive a oportunidade de conhecer, mas estão aqui. Parece que estão reunidos ou celebrando algo muito doloroso. Outras pessoas não conseguem se aproximar do meio, geralmente pessoas muito próximas ficam no centro.
Bom! Parece que terei que ficar muito tempo aqui, observando tudo por algumas horas. Assim que entro, porém, quando me aproximo das pessoas que estão reunidas aqui, elas começam a apresentar uma tristeza inexplicável. Antes calmas, minha aproximação se torna dolorosa para elas.
Preciso me afastar delas para diminuir o sofrimento. Tudo bem, vou ficar do lado de fora observando tudo e lembrando das pessoas que vieram aqui neste dia. Pessoas de muitos anos atrás, que se reuniram hoje neste local.
Parece que há um movimento e as pessoas estão saindo do local. Vou até elas, acompanhando, mas não me aproximo, fico de longe observando. Por que todo mundo está sentindo algo tão doloroso? E seus pensamentos são tão diferentes do que demonstravam quando podia ouvi-los.
Estão sofrendo por não terem dito tais palavras? Ou por terem feito algo ruim? Se arrependem de algo? Só deram uma atenção maior neste dia. Não sinto ninguém com raiva, ou com vontade de me fazer mal, hoje. Se você tem esse sentimento, por que fez e causou tanta dor? Só neste momento de encontro todos se revelam seus verdadeiros sentimentos?
As pessoas que mais estão sofrendo neste dia eram as pessoas que sempre diziam que não gostavam de mim. Sinto uma dor muito forte, mas não estão demonstrando.
Estou bem próximo de você, caminhando ao seu lado da mesma forma que costumávamos fazer antigamente. Oi, estou aqui, você quer conversar comigo? Está tudo estranho: está na tela, eu assistindo, mas não posso mais tocar em vocês, nem conversar.
Tínhamos tanto tempo, passamos muitos anos de convívio, mas nenhuma dessas pessoas disse algo que realmente estão sentindo hoje. Saiba que as pessoas que estão deste lado nunca mais poderão conversar ou saber algo sobre vocês.
Às vezes esquecemos de viver a vida intensamente, porque estamos preocupados com outras coisas. Mesmo que tenhamos uma vida divertida, nunca será o suficiente para agradar a todos. Neste momento, tudo é resetado e vamos viver algo totalmente diferente do que estamos acostumados.
Não, você não terá mais nada. Tudo que conquistou ficará para trás, porque neste lugar não se pode trazer nada que não seja apenas nós mesmos. A roupa sempre é a mesma desde que vim, nada é importante agora.
Você não poderá se aproximar de ninguém conhecido, pois despertam um sentimento de dor. As brigas, as punições, tudo isso ficou para trás e se transformou em sofrimento apenas para você hoje. Você não permitiu ou puniu violentamente, ou não permitiu que pudesse conhecer outras pessoas?, e isso se tornará algo que vai te incomodar toda vez que lembrar de mim. Isso nunca acaba.
Não pude me relacionar com ninguém, pois você não aceitava me ver feliz por um momento. Saiba que toda vez que isso acontecer, lhe causará um desconforto e nunca terá melhora. Pois nossos laços estão distantes e nunca mais poderemos falar pessoalmente. Isso te seguirá por toda a vida.
O que estão fazendo agora? Colocando flores e outros objetos religiosos? Vocês deveriam saber que estamos em lugares diferentes agora. O material deixado por vocês não será ouvido, lido ou aceito pelas pessoas que estão assistindo vocês.
Porém, depois de um tempo, todo essa dor e tristeza profunda são amenizados na maioria das pessoas que estão reunidas aqui. Outros conseguem retornar, alguns poucos não. Porque esquecem, e nós ficamos a cada momento sozinhos. Toda a imagem que nós temos e todas as pessoas que estão aqui reunidas vão desaparecendo como se pagássemos suas lembranças, passando uma borracha em um quadro desenhado, a cada instante uma pessoa somente.
Depois de muito tempo, estou sozinho, sem ninguém. Você me abandonou? Só porque não podemos mais interagir? E todo o sentimento que tinha foi se perdendo.
Todo ano, lembre-se da gente. Saiba que é um reencontro. Estou lá próximo de você, ao seu lado. Você não consegue me ver, mas estou bem próximo a você.
Parece que você continua a mesma pessoa de sempre, nada muda. Sinto o seu desejo em querer me abraçar, brigar comigo ou até me bater, pois o sentimento que tínhamos antes revigora uma vez por ano. Mas você não fica feliz, e sim, triste.
Não abandone a gente só porque não pode mais falar comigo. Deixe tudo em ordem. Os atributos são superficiais agora, mas o sentimento que está dentro de você sim, importa. Não quero que isso se torne uma tortura e que te impeça de viver, mas desejaria o mesmo, mas ao contrário: que você viva sua vida cada vez melhor. A dor e a tristeza nunca sairão, mas você deve dar prosseguimento à sua vida.
E lembre-se: diga algo que sinta e que tenha vontade de falar antes do cortejo com familiares. Todos que o ouvirem enquanto é possível. Neste dia, não adianta mais. Não iremos ouvir, só sentir o sua comoção. O meu desejo era poder ter ouvido esse sentimento em palavras saindo de você, mas agora não poderei mais e você ficará com um sentimento trancado por toda a sua vida.
Queria muito ter saído com você. Esse sentimento que senti em você, quando pegou o telefone, digitou algumas palavras e decidiu não enviar… Se soubesse que já tentou várias vezes enviar uma mensagem e não conseguiu? Ouço isso dentro da sua alma hoje.
Faria-me muito feliz ter saído com vocês algumas vezes. Queria que me convidasse para a festa, mas decidiu não o fazer. Por que não tentou? Esse dia poderia ter sido algo inesquecível, e ser a sua fonte de esperança e alegria quando se lembrasse, mas você não o fez, e só se lembrará do arrependimento.
Sim, eu aceitaria ir com você assistir ao jogo, à lanchonete, à hamburgueria e tudo. Às vezes eu estava em casa sem nada para fazer, e isso poderia ter mudado o nosso dia.
.Bom, acredito que o momento terminou e todos irão embora. Tchau a todos vocês! Parece que ficarei aqui por algum tempo neste lugar. Vejo todos se distanciando de mim, fechando os portões e tempo escurecendo.
Depois de algum tempo, anos aqui, parece que tenho uma certa liberdade para caminhar sob a luz da lua. Parece que ainda não tenho um destino, essas coisas demoram um pouco, não são tão rápidas como vocês fazem. Às vezes, ouço alguém falando de mim, depois de muito tempo.
Quando saio deste lugar, as coisas são bem diferentes. Todos estão mudados, vejo poucas pessoas, algumas com outra aparência. Nossa, está tão diferente? Parece que depois de algum tempo, iremos para outro lugar diferente, e esse momento acabará com a lembrança que tínhamos. Mesmo no lugar que me deixou, não estarei lá. Chega o momento de ir, de partir. Não digo que fiquei totalmente sozinho por esses anos, mas sempre estava nos pensamentos felizes de vocês. Gostei quando você lembrou de mim, orou por mim e disse que era motivo de orgulho e superação. Você não sofre tanto assim hoje.
Bom! Hoje foi o dia de reviver esse momento tão estranho que nunca vou compreender. O que de fato aconteceu? Tudo ficou estranho, e há muita coisa que tento apreender aqui. Só que não lembro mais quanto tempo se passou desde esse dia até hoje. Aqui não há um contador de tempo, relógio… Pode ser que todos vocês estejam nesse mesmo lugar, relembrando tudo.
Hoje ninguém me encontra mais no lugar. Já saí de lá há muito tempo, já parti há muito tempo, mas não lembro. Às vezes, encontro alguns lugares horríveis que geram muita dor, sofrimento e agonia, que uma oração resolve. Mas estou aqui há muito tempo, parece que vou estar revivendo tudo para sempre.
Aqui não há fogo, gelo ou alguém apanhando. Mas o que acontece aqui é bem pior, pois fere e destrói a nossa essência. Parece que fiz muita coisa ruim no outro lugar que tenho que passar por isso todos os dias.