
Passou algum tempo depois que Default foi preso pela polícia internacional. Estávamos cientes que a sua prisão não foi uma tarefa fácil, precisei ser muito precisa na minha investigação. O Tal hacker, apesar de ser um sujeito esperto e demonstrar ser experiente nas estratégias criminosas, algumas vezes deixava brechas. Posso dizer que fui mais esperto que ele em alguns momentos. A minha investida para pegar o tal do criminoso partiu de técnicas simples como: instalamos escutas, e gravações e até conseguimos assistir algumas das reuniões criminosas dele com o tal do Default. Tudo era capturado, video, sons, chats, etc. Reunia todos os dados, pensei que poderia usar depois, o que eles não esperavam era que tinham muitos dados sigilosos. Bom, entendi que não faz mal capturar dados se o outro lado, agem como criminosos. Estávamos 50/50.
E além dos dados, tínhamos informações como: documentos, número de conta bancária, etc. Queríamos esses dados para poder encontrar estes cibercriminosos e levá-los para a prisão que é o lugar deles. Quem comete crime deve estar à mercê das autoridades. Passei algumas semanas na cola deles e tentando antecipar suas investidas. Ele estava preparando uma emboscada para algumas pessoas que agiam em favor do tráfico de pessoas e venda de órgão o mercado negro. Tudo foi milimetricamente calculado. Às vezes os bandidos sobressaia e tiravam nossa atenção com outros eventos paralelos. Eles conseguiam desmarcar muito bem. Muitos desses criminosos são paranoico e sempre pensam que todo mundo vigiavam. Isso dificultava um normalizado, era mais fácil capturar. A notícia se espalham rapidamente, poxa! Eles foram mais rápido e agiram por conta própria.
Quando estávamos em vigilância recebemos uma denúncia que um caminhão do tipo baú que transporta móveis bateu no posto de gasolina causando uma enorme colisão. Quando chegamos no local, a equipe de perícia e IML recolheram os corpos e levaram para realizar a necropsia e o resto do automóvel foi enviado ao ferro-velho. Pedi para observar todo o procedimento cadavérico no Instituto médico Legal que as pessoas foi acidente foram acometidos estavam carbonizados. Perguntei ao legista se encontraram alguma documentação ou pertence da vítima. Eles disseram que não, mas me deram uma informação importante, pode ser que ache alguma coisa nos destroços ou aparelhos de celular tenha resistido ao impacto da colisão.
Peguei o endereço do lugar que estava os destroços, ao chegar começar a analisar todo ferro-velho, o interessante que o encarregado do ferro-velho disse que tinha um celular que voou para fora durante a colisão. O dono do ferro-velho me questionou: policial, l você quer ver o celular? Disse: sim, claro. Comecei a analisar os dados do celular. Era um aparelho antigo, nem SMS usava, parece que usavam para gravar áudio e havia fotos de lugares esquisitos. Foram salvos na memória, mais interessante é que encontrei um áudio salvo na memória, já tinha algum tempo que, etc. Bom tinham um áudio salvo. Descrevia a seguinte mensagem: “O lugar para levar os corpos numa casa longe da cidade, dentro do canavial, próximo à rodovia que dá acesso à saída do município”
Logo após a captura desses dados, foto, vídeos e áudio e prontamente reuni a minha equipe e formos ao local descrito. Era bem distante da cidade, um lugar estranho, deserto quase no final da cidade. Quando chegamos não havia mais nada. Fizemos uma analisada por pelo menos 2 horas no local. O que encontramos só um espaço carbonizado, pedaços de corpos espalhados. Os detalhes eram muito importantes e sempre demonstram dados preciosos que muito desatentos deixam passar a vista. Porém, encontrei um pequeno papel em meio dos escombros. Descrevia uma empresa de explosivo. Pegamos a pista e fomos até a loja, ao chegar o vendedor aparentemente não apresentava característica de pessoa que se envolve em problemas, a priore não tinha passagem pela polícia.
Nos apresentamos como investigadores da polícia e estávamos procurando um suspeito que pode ter comprado uma quantidade mais de explosivos durantes as últimas semanas. Segundo o vendedor no seu relato descreve: que muitas pessoas passam pela loja de explosivos diariamente e fica muito difícil poder identificar as boas e má ações dos indivíduos, mas sugeriu aos investigadores caso seja necessário que podem ficar com a cópia das gravações, se for útil. Na sua última fala o vendedor informa aos policiais, que às vezes não pergunta aos compradores sobre o que irão fazer com os explosivos. Ele descreve os dois criminosos que estavam no necrotério. Chegamos a zero novamente, mas sabemos que teve um planejamento e estratégia para executar essa missão. Os dados não eram suficientes ainda para capturar o nosso hacker, vamos aguardar.
Como ele fez esse esquema? Estamos reunidos com a equipe e tentamos estudar a investida dos criminosos. Parece que ele tem outros canais de comunicação. Até que um policial deu uma ótima sugestão. Estamos reunidos aqui para criar uma estratégia para capturar cibercriminosos. Certo?. Bom, geralmente esses criminosos usam outros tipos de redes que não são comuns para nos usuários comuns, estou falando da Dark Net. Que é um tipo de rede que usam rede criptografada. Tive uma ideia bem interessante. Que tal reunir algum agente que tenha experiência na darknet e tentar uma emboscada para o nosso hacker? Pelo que sei muito chats, anônimo tipo: 4cham usam espaço protegido por senha e só tem acesso mediante a convite. E algo tipo VIP só para criminosos.
O nosso escolhido poderá conseguir um convite desse chat. Às vezes até a INTERPOL, CIA e FBI norte-americana estão e fazem ações dentro desse grupo para pegar criminosos. Precisamos entrar em contato com alguns dos agentes e pedir para fazermos uma ação cooperativa entre países. O que acha? A policial encarregada elogiadamente disse: ótima ideia, essa será a nossa chance de pegar dados dos criminosos. Passou algumas semanas e recebi uma notícia ótima do agente da INTERPOL que iria cooperar com a nossa investida, estava tudo preparado, mas queria saber mais sobre o criminoso que iríamos a capturar, após dias o agente liga para mim e marcamos o dia que iríamos agir nos fóruns privilegiados da Dark Net.